O cenário político para as eleições municipais de 2024 começa a se desenhar, e o deputado federal Adalberto Barreto, popularmente conhecido como Dal (União Brasil), lançou sua posição de apoio ao ex-prefeito Dr. Euvaldo Rosa, filiado ao PSD, caso ele decida concorrer como candidato à prefeitura de Santo Antônio de Jesus.
Durante a conversa, Dal destacou a trajetória política e os projetos desenvolvidos por Euvaldo durante seu mandato como prefeito, ressaltando sua experiência administrativa e seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Acredito que Euvaldo Rosa possui as qualidades necessárias para liderar nossa cidade novamente. Se ele decidir se candidatar, estarei ao seu lado, apoiando-o nessa jornada”, afirmou o deputado.
O apoio de Adalberto Barreto pode representar um impulso significativo para a possível candidatura do médico cardiologista, visto que o parlamentar possui uma base eleitoral consolidada e influência política na região. No entanto, é importante ressaltar que as articulações políticas e alianças podem sofrer alterações ao longo do processo eleitoral.
A possível união entre Dal e Euvaldo abre espaço para especulações e análises sobre os rumos da política local. Os próximos meses serão decisivos para definir os candidatos e alianças que disputarão a prefeitura, e a população aguarda com expectativa os desdobramentos desse cenário político.
Sobre Morão:
Questionado sobre alguns vereadores que o apoiam, a exemplo do vereador Edivan de Jesus, conhecido Morão (MDB), que está com a atual prefeito Genival Deolino (PSDB), o deputado disse que ainda não dialogou a esse respeito com o vereador, “vamos estar conversando, buscando um entendimento e da forma que ele entender que pode ser feito, claro que vou buscar o máximo possível de apoio para a pré-candidatura de Euvaldo, mas aqueles que não puderem vir ou entenderem que não dá, que não é dessa forma, vamos estar analisando também, penso que a política é democrática e temos que entender a decisão de todos”, expressou.
Sobre Rogério Andrade:
Sobre seu diálogo com o deputado estadual Rogério Andrade (MDB), Dal enfatiza a amizade e colaboração em projetos, mesmo em lados opostos em algumas situações. Ele ressalta a normalidade dessas divergências na política e destaca a importância de atuar em prol da região.
Dal ainda enfatizou que Rogério é tranquilo e é um amigo, “temos realmente alguns projetos juntos, outros em lados opostos, porque na política nem sempre temos a decisão de poder estar do lado que queremos. Em alguns momentos as lideranças locais buscam caminhos diferentes e acabamos divergindo em algumas cidades e convergindo em outras. Na política normal e natural, o Rogério é um deputado estadual que atua muito na região e eu, como federal, também busco atuar. Então nos encontramos em alguns projetos e desencontramos em outros”, disse.
Francineia Silva:
Quanto ao encontro com Francineia Silva, popular Neia, ex-secretária de assistência social, e ex-primeira dama do município, do ex-prefeito Humberto Leite (PP) que recentemente também publicou uma foto ao lado de Dal, ele expressa sua gratidão pelo apoio recebido e sua intenção de ajudá-la em sua jornada política. O deputado disse ter interesse em contar com seu apoio e colaboração dentro do grupo do ex-prefeito Rosa. “Quero muito poder contar com ela nesse próximo pleito. E tenho certeza que, dentro do possível, vou ajudá-la a chegar onde ela almeja, que é ser vereadora do município. Dentro do possível, vou estar fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para que isso possa acontecer”, afirmou.
Humberto Leite:
Quando questionado sobre possíveis conversas com o ex-prefeito Humberto Leite, tendo em vista que Neia ser interlocutora direta de Leite, o parlamentar revela que ainda não teve essa oportunidade, mas está aberto ao diálogo e busca de entendimento, visando agregar apoios para seu projeto político. “Ainda não tive a oportunidade de conversar com o meu amigo Humberto. Mas, no momento oportuno, vamos estar conversando e buscando entendimento. Entendemos que a política não é feita da forma que queremos e sim da forma que as pessoas entendem. As pessoas que não entenderem o nosso projeto, infelizmente, não vão caminhar conosco”, apontou Dal.
Seu apoio irrestrito a Dr. Euvaldo:
Durante a conversa, o deputado deixou claro que a sua decisão de apoiar o médico, não tem nada ver com nenhuma situação da última eleição entre ele e o atual prefeito Genival, “a minha decisão aí é de uma conversa com o ex-prefeito Euvaldo e no meu entendimento, é o mais preparado. Vejo os dois mandatos que ele fez em Santo Antônio de Jesus muito bem avaliados, como eleito e reeleito. Uma pessoa que trabalhou muito para o município que trouxe grandes conquistas marcantes para o município”, expôs.
Pedro de Teca:
Diante das especulações sobre seu relacionamento com o ex-aliado, o ex-vereador Pedro Lopes Ribeiro, o Pedro de Teca (PSD), o deputado Dal esclareceu que não houve nenhum distanciamento político entre eles. “Não houve afastamento nenhum entre mim e Pedro. Ele é um amigo, e nós não temos conversado nos últimos dias, pelo corre-corre da vida, mas com certeza vamos estar conversando e buscando também um entendimento, para possamos tentar estar no mesmo projeto político”, explicou.
O político expressou seu desejo de trabalhar em conjunto com o ex-vereador no próximo pleito, visando a vitória de seu pré-candidato a prefeito e o retorno de Pedro à Câmara Municipal. Ele ressaltou que não houve nenhum tipo de problema entre eles, “tanto em relação à política quanto em sua amizade pessoal”, reforçou o entrevistado.
Redação: Voz da Bahia