Deputado propõe comprovante de vacinação para eleitor votar

Foto: Assessoria do deputado Félix Jr.

O presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, propôs que o eleitor tenha que apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19 para ter acesso à cabine de votação nas eleições de 2022. Projeto de lei neste sentido foi apresentado pelo político baiano, que também é deputado federal. A proposição altera a lei 9.504/97, que trata das regras do processo eleitoral.

“Esse não é um projeto de lei ideológico. Não tem ideologia nisso. O que queremos é cuidar da vida das pessoas. Quem não quiser se vacinar, que justifique o voto”, afirmou o pedetista. A mudança valeria enquanto continuar vigorando a declaração de pandemia ou Covid-19.

Félix Júnior lembrou que a mesma cobrança já é utilizado para acessar locais privados, a exemplo dos estádios de futebol, e públicos, como as unidades do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SACs).

Para o deputado, as eleições municipais de 2020 foram um foco de disseminação da Covid-19. “Eu, inclusive, fui um dos poucos parlamentares a defender o adiamento das eleições por uma questão de segurança sanitária. Esperamos que em 2022 o vírus já esteja controlado, mas, caso ainda tenhamos riscos de disseminação, com o surgimento de novas variantes, temos que exigir o comprovante da vacinação”, declarou. (Bahia.Ba)