Desmatamento cresceu 54% em apenas 1 ano na Bahia, afirma ONG

O desmatamento aumentou 54% em apenas um ano na Bahia. O dado é da Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo a organização, as cidades que mais desmataram entre maio de 2020 e maio de 2021 foram Encruzilhada, Vitória da Conquista e Itapetinga, no Sudoeste, e Feira de Santana, no Portal do Sertão. Imagens de satélites flagraram a ação predatória.

Ao G1, o diretor de conhecimento da entidade, Luís Fernando Pinto, a prática tem sido feita para a expansão da produção agrícola. Para a Organização Não Governamental (ONG), a melhor forma de proteger o meio ambiente tem sido a criação de unidades de conservação.

Em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, há 28 delas. Três estão em parques nacionais: o do Descobrimento, o do Monte pascoal e o do Pau Brasil. O último – criado em 1999 e que tem mais de 19 mil hectares, correspondente a 19 mil campos de futebol – tem mais de mil espécies de plantas catalogadas e 250 mamíferos, como o bicho-preguiça.

A reportagem informou que procurou as prefeituras de Encruzilhada, Itapetinga, Vitória da Conquista e Feira de Santana, mas não obteve respostas sobre os casos de desmatamento. (BN)

Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias