Diferente do prefeito, Dr. Gil Couto aponta aumento dos casos: “explodiu a Covid-19 em S. A. de Jesus”

Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia entrevistou nesta quarta-feira (3), o médico e vereador de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gilvandro Couto, popular Gil (PSDB), que falou sobre os casos de Covid-19 da cidade que segundo o mesmo vem aumentando muito. Diferente do que comentou o prefeito Genival Deolino (PSDB) também ao Voz da Bahia, que apontou que os casos da doença haviam diminuído no município (reveja aqui).

Dr. Gil iniciou ao apontar sobre os casos de lesão pulmonar causado pela doença, “como já era de se esperar, explodiu a Covid-19 em Santo Antônio de Jesus mais uma vez. Ontem eu fechei 4.274 pessoas atendidas por mim, devido a doença, do mês de março de 2020 até agora, sendo elas mais de 470 pessoas com lesões no pulmão. Eu sempre digo que esse vírus só mata quem não se cuida. Os sintomas da terceira fase da doença são dor torácica, tosse, dificuldade de respirar. Se tiver essas coisas a gente já pensa em lesão pulmonar’, contou.

Dr. Gil comentou ainda sobre os casos de reinfecção do coronavírus, “a resistência imunológica de cada um é diferente. É a mesma coisa de quem teve sarampo, catapora, papeira e hoje não tem mais. Mas as vezes baixa a resistência e a pessoa tem de novo”, explicou.

O médico contou também, que não é porque a vacina está sendo distribuída que a população deva relaxar em seus cuidados, “quando você toma a vacina, você ainda tem de 15 a 20 dias para ficar imunizado, porque o organismo vai produzir os anticorpos. Não é: ‘a chegou a vacina, vamos relaxar’. Relaxar nada. Continuem com a máscara, continuem com o álcool em gel e distanciamento. Os casos que temos agora são os pós-réveillon, esse pessoal do réveillon é que e contaminou mais as pessoas”, concluiu.

Reportagem: Voz da Bahia