Por acaso, você já parou para pensar sobre do que são feitas as cápsulas de medicamentos? A maioria de nós nunca pensou no assunto, mas muita gente vem buscando alternativas às tradicionais cápsulas existentes no mercado. E há um motivo para isso, conforme veremos a seguir.
Os medicamentos podem ser fabricados de acordo com uma série de apresentações, como comprimidos, soluções, cremes e pomadas, gotas, entre várias outras formas. Uma das mais conhecidas são as cápsulas. Além de fáceis de engolir, permitem uma absorção mais rápida pelo organismo.
Essas cápsulas atualmente são feitas na maioria dos casos com matéria-prima de origem animal. É utilizada proteína animal para a produção de gelatina, que por sua vez, será a substância utilizada na fabricação das cápsulas.
No entanto, uma parcela do público, formada principalmente por veganos, vegetarianos e consumidores de produtos halal e kosher (muçulmanos e judeus) tem buscado alternativas às capsulas tradicionais. E a principal opção encontrada pela indústria farmacêutica são as cápsulas de origem vegetal, principalmente a tapioca.
A tapioca é um alimento popular brasileiro que vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia do país. Por ter baixo teor de sódio (sal) e não conter glúten, tem feito sucesso junto aos consumidores que buscam opções de alimentos saudáveis.
Segundo a farmacêutica Fernanda Lobo Vicentini, da Farma Conde Manipulação, a cápsula de tapioca, conhecida como Tapiocaps, tem sido uma alternativa cada vez mais procurada pelos clientes da farmácia. Ela ressalta, que além de atender os públicos veganos, halal e kosher, a Tapiocaps apresenta ainda uma série de outras vantagens em relação ao produto de origem animal.
“Mesmo aqueles que não possuem restrições alimentares podem se beneficiar da cápsula de tapioca, que já se tornou a alternativa mais natural do mercado”, salienta Fernanda.
A seguir a Farma Conde Saúde lista as principais vantagens da cápsula de tapioca. Conheça seus benefícios e faça sua escolha na próxima vez que for adquirir um medicamento manipulado.
- Oferece melhor proteção ao medicamento
- Livre de matéria-prima geneticamente modificada (transgênicos)
- Satisfaz exigências alimentares e culturais
- Rápida desintegração e absorção pelo organismo
- 100% orgânica (certificação em andamento)