A influencer Virginia Fonseca utilizou as redes sociais, na última sexta-feira (27/1), para detalhar seu mais diagnóstico de saúde. A esposa de Zé Felipe descobriu que tem disfunção temporomandibular (DTM), a causadora de suas crises constantes de dor de cabeça.
Agora, a loira explicou no Instagram o que causou a doença. Segundo ela, a piora ocorreu por conta de uma cárie no dente. “Fiquei sabendo o quão grave é hoje. Uma cárie que me causou isso”, escreveu a bela nos Stories.
De acordo com a odontopediatra da clínica IGM Odontopediatria Ilana Marques, a DTM é uma anormalidade no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, podendo ser causada por apertar muito os dentes durante o sono, alguma pancada na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo.
“Uma anormalidade no funcionamento desta articulação e dos músculos que trabalham no movimento da mandíbula, caracteriza a DTM. Quando isso acontece, é comum sentir desconforto orofacial e dor de cabeça”, explica.
Quais são os principais sintomas?
A expert afirma que um dos sintomas mais comuns é a dor de dente. “Isso acontece pois a doença é uma inflamação na articulação ATM, que liga nossa mandíbula ao crânio. Como essa articulação é localizada na mandíbula, qualquer problema que a atinge pode causar dor dentária. Ter o conhecimento disso é fundamental para que o diagnóstico correto seja feito”, comenta ela.
Outros indícios da doença são um lado da face mais inchado; dentes desgastados; desvio da mandíbula para um dos lados, quando a pessoa abre a boca; estalos ao abrir a boca; vertigem; zumbido; e sensação de rosto cansado durante o dia.
O que causa o DTM?
Ilana aponta que há diversas causas, desde alterações do estado emocional, fatores genéticos e hábitos orais, como o de apertar muito os dentes, que pode ser instintivo quando há sentimento ansiedade ou raiva. “Algumas dietas podem afetar a audição. A falta de uma dieta equilibrada, a longo prazo, pode causar perda auditiva, zumbido e tontura. Até mesmo o jejum intermitente pode causar alterações na audição”, complementa, afirmando que isso agrava a doença. (Metropoles)