Seis roças de maconha com aproximadamente 220 mil pés da plantação foram encontradas pela polícia na cidade de Iraquara, região da Chapada Diamantina, na segunda-feira (1º). A informação é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Toda plantação foi apreendida. O caso ocorreu dois dias após a polícia encontrar 250 mil pés de maconha em um sítio, também em Iraquara. Na ocasião, no último sábado (29), um homem morreu ao entrar em confronto com a polícia.
Na apreensão de segunda-feira, equipes da Cipe Semiárido, da 42ª CIPM e dos Destacamentos de de Iraquara e Souto Soares receberam denúncias e foram até o local indicado. Após varreduras localizaram as seis roças de maconha.
De acordo com a SSP-BA, nenhum criminoso foi encontrado no local. Com ajuda de um trator os pés foram retirados e queimados. Ferramentas usadas para o cultivo da erva acabaram apreendidas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.
Primeira apreensão
Um homem morreu após entrar em confronto com a polícia na manhã de sábado (29), em um sítio de Iraquara. De acordo com a SSP-BA, Ronaldo Cruz de Souza era suspeito de vigiar uma plantação do sítio com 250 mil pés de maconha.
A SSP-BA informou que policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido chegaram à propriedade após denúncias anônimas. Por conta da grande quantidade de pés de maconha, a polícia informou que solicitou um trator da prefeitura de Iraquara para ajudar na erradicação da plantação.
Além dos pés de maconha, os PMs acharam 72 kg da erva colhidos e 40 kg da mesma droga prensada em uma casa que fica dentro do sítio. A maconha era cultivada e distribuída na propriedade, segundo informou a polícia.
Conforme detalhou a SSP-BA, guarnições chegaram ao terreno e foram recebidas a tiros por Ronaldo Cruz. No confronto ele foi atingido, socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. Com o suspeito, também foram encontrados um revólver calibre 38 e munições. (G1)