DPT da Bahia integra campanha nacional para identificação de pessoas desaparecidas

As coletas de DNA ocorreram entre os dias 26 e 30 de agosto

Foto: Pexels

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia se unirá à Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ) que visa a inclusão de perfis genéticos de familiares em um banco de dados. Esse banco poderá comparar essas amostras com DNA de corpos não identificados ou ossadas ​​que já foram, ou que venham a ser, encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

A campanha será lançada na próxima segunda-feira (26/8) e acontecerá em todo o território nacional. A integração da Bahia com a Rede Nacional de Perfis Genética significa que, caso um corpo seja encontrado em um estado diferente de onde os familiares fizeram a coleta, como São Paulo, o sistema poderá identificar e confirmar os parentescos.

As coletas de DNA ocorreram entre os dias 26 e 30 de agosto. Para participar, os familiares de pessoas desaparecidas deverão registrar um boletim de ocorrência e, em seguida, compareceram ao IML/DPT com documentos de identificação. No local, passarão por uma entrevista com a equipe de Antropologia Forense antes da coleta do material biológico.

Na Bahia, a campanha contará com a participação de 32 Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica (CRPT) espalhadas pelo interior do estado, ampliando o alcance da iniciativa e possibilitando a coleta em diversas regiões.

google news