Duas pessoas são resgatadas de veleiro à deriva em Porto Seguro

Embarcação, denominada “Guardião”, teria saído da cidade de Vitória (ES) com destino a Salvador

Tripulantes encontravam-se bem, não necessitando de auxílio - Foto: Divulgação / Marinha do Brasil

Dois tripulantes foram resgatados pela Marinha do Brasil na quarta-feira, 28, após ficarem à deriva a cerca de 37 km de Porto Seguro, no sul da Bahia. O veleiro “Guardião”, que havia saído de Vitória (ES) com destino a Salvador, sofreu avarias no leme e ficou sem controle.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) foi informada da situação durante a madrugada através do canal de Emergências Marítimas (185). A Marinha iniciou uma operação de Busca e Salvamento (SAR), com o apoio do Salvamar LESTE do Comando do 2º Distrito Naval, embarcações da DelPSeguro, uma aeronave UH-12 Esquilo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e o Navio-Patrulha Gravataí.

Por volta do início da tarde, a aeronave localizou os tripulantes, que estavam bem e se dirigindo para Porto Seguro. O veleiro chegou ao porto por volta das 16h, e os tripulantes foram verificados por uma equipe de Inspeção Naval. Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será aberto pela DelPSeguro.

Este foi o segundo resgate de tripulantes à deriva em Porto Seguro em poucos dias. No sábado, 24, a Marinha também resgatou uma embarcação pesqueira, o “Peixou XIV”, com cinco tripulantes a bordo, que estava à deriva devido à perda do leme. Os tripulantes estavam em boas condições e o barco foi rebocado até a sede da DelPSeguro pela embarcação “Porto Dive”.

google news