Circula nas redes sociais um áudio que mostra as últimas palavras do piloto de um avião em queda. Mensagens nas redes sociais dizem que se trata da caixa-preta do voo que vitimou a cantora sertaneja Marília Mendonça nesta sexta (5). É #FAKE.
O áudio mostra, na verdade, uma conversa entre o piloto e o copiloto do Boeing da Gol que se chocou com um jato Legacy em 2006. O avião caiu a 30 km de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, na terra indígena Capoto-Jarinã, e ninguém a bordo sobreviveu. Foram 154 vítimas.
A tragédia do voo 1907 completou 15 anos em setembro. As falas que têm circulado são do comandante Décio Chaves e do copiloto Thiago Jordão.
No TikTok, alguns usuários fizeram questão de esclarecer ao ver o boato circulando: “Galera, não tem nada a ver com a tragédia que aconteceu com a Marília Mendonça”.
A aeronave em que estava a cantora e mais quatro pessoas caiu perto de uma área de cachoeira no interior de MG.
Ainda não se sabe a causa do acidente; a Aeronáutica vai investigar. Especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram enviados ao local. A apuração não tem prazo para ser concluída.
Não faz sentido, portanto, que qualquer áudio já tivesse sido revelado/vazado, já que as partes do avião nem sequer foram retiradas para perícia. (G1)