Peixes de um rio que passa por uma fazenda da cidade de Entre Rios, a cerca de 130 km de Salvador, apareceram mortos entre segunda (29) e esta terça-feira (30). De acordo com um dos donos da propriedade, Gustavo Azevedo, os animais foram encontrados pelo pai dele.
Gustavo informou que não sabe o que pode ter causado a morte dos peixes, mas disse que há uma substância semelhante a óleo na água.
“Essa é a primeira vez em 40 anos que vejo algo do tipo. As manchas de óleo apareceram de ontem para hoje, e o odor está insuportável por conta da morte dos peixes”, relatou.
Na fazenda, Gustavo cria gado e cavalos, e a água do rio serve também para matar a sede dos animais. Com o problema, ele precisou pagar por um carro-pipa. “Tive que pagar pela água, mas temos outro problema. Do lado desse rio tem um lençol freático com água mineral que pode ser afetado de alguma forma”, contou.
Ainda segundo Gustavo, a fazenda fica próxima a uma estação da Petrobras, onde há poços para bombeamento e produção de óleo. O G1entrou em contato com a Petrobras e aguarda posicionamento.