Os interessados em atuar como taxistas em Salvador já podem se credenciar para prestar o serviço, conforme informou a prefeitura. São disponibilizadas 500 vagas.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira (5), o edital do credenciamento, que será realizado através de etapas. A primeira delas a entrega da documentação em um prazo de até 60 dias.
A entrega da solicitação de credenciamento deve ser entregue no setor de protocolo da Semob, localizado na sede da secretaria, que fica na rua Alceu Amoroso Lima, 581, Caminho das Árvores. O edital completo está disponível no site da Semob.
Em seguida, será feita a análise da documentação, habilitação e classificação dos candidatos. A lista final será publicada no Diário Oficial do Município. A previsão é que todo o processo seja concluído até abril de 2024.
De acordo com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, a gestão percebeu a necessidade de oferecer maior número de táxis aos usuários, principalmente por causa da crescente demanda de passageiros e do longo período em que Salvador não realiza a concessão de novos alvarás. Atualmente existem cerca de 7 mil autorizações na capital baiana.
Para as novas autorizações não será permitida a transferência. Além disso, somente será outorgada uma autorização para cada candidato classificado e apenas um veículo poderá ser cadastrado para cada autorização.
A habilitação e classificação da pessoa autorizatária se dará utilizando oito critérios de pontuação estabelecidos no edital. Três deles se destacam por dar maior escore aos interessados, que são pessoas do gênero feminino, que apresentarem veículos 100% elétricos, e tempo de atividade da pessoa candidata como taxista, caso já tenha sido condutor(a) auxiliar.
(g1)