O ministro da Educação, Camilo Santana, homologou nesta quarta-feira (13) um parecer que estabelece novas diretrizes para a educação de crianças com autismo em redes de ensino públicas e privadas do Brasil. O documento tem caráter consultivo, mas sua adoção é amplamente recomendada para guiar práticas pedagógicas inclusivas nos sistemas educacionais.
O parecer destaca a necessidade de elaborar um estudo de caso para cada estudante com autismo. Esse estudo funcionará como um diagnóstico detalhado, avaliando a adaptação do aluno à escola, suas interações com colegas e professores, além da relação com a família. O texto também especifica perguntas que devem ser respondidas, como: “O aluno gosta da escola?” e “Ele tem amigos?”.
A partir desse diagnóstico, serão desenvolvidos dois documentos fundamentais: o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e o Plano Educacional Individualizado (PEI). Esses planos, já comuns em sistemas educacionais de outros países, são novidades no Brasil e visam atender às necessidades específicas de cada aluno, oferecendo suporte adequado para o desenvolvimento escolar.
As novas diretrizes têm como objetivo proporcionar um ensino mais inclusivo e personalizado, facilitando a inserção de crianças com autismo em ambientes escolares e garantindo que elas tenham um acompanhamento especializado que respeite suas particularidades.