Eleições 2020: prazo para filiação partidária expira neste sábado

-
Foto: Divulgação/TRE-BA

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de 2020 têm poucas horas para se filiarem a algum partido político ou alterar seus domicílios eleitorais para lugar onde pretendem disputar o pleito. O prazo expira neste sábado (4).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais de mil órgãos partidários municipais foram regularizados até a última sexta-feira (3). Em média, 150 solicitações são recebidas diariamente. Em seguida, esses pedidos são averiguados, lançados e só então chanceladas no sistema.

Somente nesta semana, o TRE-BA recebeu 1.700 pedidos de desfiliação partidária.

A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. As informações precisam ser enviadas eletronicamente por meio do sistema Filiaweb, ferramenta que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

Neste ano, as eleições serão para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro.

A “janela partidária” em que os vereadores ou prefeitos podiam mudar de partido sem sofrer punições expirou na última sexta (3). (BN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui