O empresário Elon Musk anunciou que vai doar 1 mil terminais da Starlink para equipes de resgate e resposta a emergências no Rio Grande do Sul. Além disso, o uso de todos os terminais na região será gratuito até que a região se recupere.
Musk informou a doação na rede social X (antigo Twitter), respondendo a um vídeo da modelo Gisele Bündchen, pedindo ajuda para o Rio Grande do Sul. “Espero o melhor para o povo do Brasil”, completou o empreendedor.
A Starlink é uma empresa de internet via satélite, subsidiária da companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Musk. A principal vantagem do serviço é levar conectividade para áreas com pouca ou nenhuma cobertura de antenas terrestres.
Para usar a Starlink, é necessário um kit de instalação, que se conecta à constelação de satélites. O equipamento normalmente custa R$ 2 mil, com uma mensalidade de R$ 184.
Musk é mais um dos grandes nomes da indústria de tecnologia a anunciar ajuda ao Rio Grande do Sul. Tim Cook disse que a Apple fará doações para os esforços de resgate, e Michael Dell afirmou que as equipes da empresa prestarão ajuda técnica e financeira.
As chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 107 mortos e 374 feridos, segundo boletim da Defesa Civil nesta quinta-feira (9 de maio). Além disso, 136 pessoas estão desaparecidas. As enchentes afetaram mais de 1,48 milhão de pessoas, e 232 mil continuam fora de suas casas. Dos 497 municípios do estado, 428 relataram algum tipo de ocorrência.
Fonte: Tecnoblog