O Flamengo deu um importante passo em direção ao penta da Copa do Brasil neste domingo (3), ao vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no Maracanã, aproveitando o mando de campo na final. O destaque da partida foi Gabigol, que superou um início de 2024 em baixa, anotando dois gols e participando do terceiro, marcado por Arrascaeta. O gol do Galo foi anotado por Alan Kardec, seu primeiro na temporada.
O Jogo
Como era esperado, a final começou de forma intensa. Logo no primeiro minuto, Gustavo Scarpa forçou Rossi a realizar a primeira defesa do jogo. O gol inaugural não demorou a chegar: aos 10 minutos, Gerson fez um giro impressionante no meio-campo, liberando Wesley. O lateral progrediu e passou para Michael, que, após um chute cruzado de Gabigol, viu Arrascaeta aproveitar o rebote para abrir o placar.
Aos 29 minutos, o Flamengo quase ampliou com uma pancada de Léo Pereira, que foi salva por uma grande defesa de Everson. O Galo respondeu com Scarpa, mas sua finalização saiu alta. O Flamengo dominava a partida, e aos 38 minutos, Gabigol, que teve uma discussão com o técnico Filipe Luís em campo, recebeu um passe em profundidade e não desperdiçou a oportunidade, fazendo 2 a 0.
Segundo Tempo
No início da segunda etapa, o Atlético teve sua primeira grande chance com Junior Alonso, mas ele errou o alvo. Com a vantagem no placar, o Flamengo recuou, explorando os contra-ataques. Arrascaeta, no entanto, pediu para sair por conta de uma lesão.
Em um dos contra-golpes, Alcaraz, recém-entrado, encontrou Gabigol, que, com calma, ajeitou e bateu cruzado para fazer 3 a 0 aos 29 minutos. A torcida rubro-negra delirava com a ampla vantagem. Porém, uma substituição decisiva pelo técnico Gabi Milito trouxe Alan Kardec ao jogo, que marcou imediatamente, aos 35 minutos, após falha de Léo Ortiz, dando ao Galo uma esperança com seu primeiro gol da temporada.
O Flamengo, embora com uma boa vantagem, deixou a decisão em aberto para a volta em Minas Gerais. A expectativa agora é grande para o segundo confronto da final da Copa do Brasil.
Próximos passos
Antes do jogo da volta, o Flamengo tem outro jogo em Minas Gerais: na quarta (6), visita o Cruzeiro, no Mineirão, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro segue em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG pelo jogo da volta, no próximo domingo (10), na Arena MRV, às 16h (de Brasília).
Já o Galo viaja à Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, no mesmo dia e pela mesma rodada. No domingo, recebe o Fla precisando vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Para ser campeão, precisa vencer por três ou mais gols.
FLAMENGO 3 X 1 ATLÉTICO
Jogo de ida da final da Copa do Brasil
Data e horário: domingo, 03/11/2024 às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público/Renda: 67.459 presentes/ R$ 15.692.580,00
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas, 42’/2ºT); Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta (Charly Alcaraz, 19’/2ºT); Michael, Plata (Fabrício Bruno, 42’/2ºT) e Gabigol. Técnico: Filipe Luís
ATLÉTICO-MG: Everson; Lyanco (Saravia, 34’/2ºT), Battaglia e Alonso; Scarpa (Alan Kardec, 34’/2ºT), Otávio (Alisson, 23’/2ºT), Alan Franco, Guilherme Arana (Zaracho, 23’/2ºT) e Rubens; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
Gols: Arrascaeta, 11’/1ºT (1-0); Gabigol, 38’/1ºT (2-0); Gabigol, 29’/2ºT (3-0); Alan Kardec, 35’/2ºT (3-1)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Raphael (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Alex Sandro (FLA); Guilherme Arana (ATL)
Cartões vermelhos: –