O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (5), no Salão Nobre, e contou com a presença de parte da comunidade acadêmica
Paulo César Miguez de Oliveira foi empossado novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nesta segunda-feira (5). Professores, diretores, autoridades e membros de representações estudantis lotaram o Salão Nobre da Reitoria, no Canela, para saudar o novo reitor e seu vice, Penildon Silva Filho.
Em seu discurso, Miguez, que foi vice-reitor nos últimos oito anos, falou sobre as dificuldades orçamentárias por conta dos crescentes cortes realizados pelo governo federal e reafirmou sua posição favorável a uma Ufba “pública, gratuita e de qualidade”. “Em que pese a conhecida retração orçamentária que a Ufba enfrenta e que será de difícil reversão a curto prazo, seguiremos enfrentando com firmeza e inteligência os desafios relacionados à segurança, mantendo a responsabilidade com a coisa pública e procurando antecipar cenários ao executar planejamentos com racionalidade”, disse.
O reitor também afirmou que dará continuidade com a diretriz de priorizar o término de obras já iniciadas e reconheceu que manter uma boa assistência estudantil aos alunos que a recorrem é uma das maiores dificuldades atuais. “Faremos o que estiver no nosso alcance pelas ações de incentivo à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que considero o grande desafio da universidade hoje”, reforçou. (metro1)