Em contato ao Voz da Bahia, secretário de S. A. de Jesus confirma que a paciente de Valença está internada no HRSAJ com covid-19

Secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo / Foto: Voz da Bahia

Em contato com a reportagem do Voz da Bahia, o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, falou a respeito de uma paciente que veio do município de Valença e está internada no HRSAJ (Hospital Regional) com o sintoma confirmado da Covid-19 (veja aqui). O secretário admitiu que a paciente está monitorada desde do momento da sua chegada.

MONITORADA:

Sobre a paciente do município de Valença, o secretário explica que a mulher havia entrado no HRSAJ monitorada, “ela chegou com todos os protocolos de enfrentamento do Covid-19. Não há um caso de entrada de paciente em hospitais de Santo Antônio de Jesus que o sanitarista, as autoridades e minha equipe fique sem saber. A paciente entrou com um quadro que nem era sugestivo, mais clinicamente fez parte do protocolo daquele hospital adotar todas as medidas e realizar o teste molecular que confirmou. Ela permanece isolada. Quando eu falo isolada é no bom sentido da palavra, com toda segurança e critérios também dos profissionais”, garantiu.

TRANSFERÊNCIA:

O secretário ainda informa, que essa paciente de Valença, segue no HRSAJ instável, “em algum momento se for possível, nós iremos realizar a transferência desta para o retorno a sua cidade de origem”, expôs.

ESCAPES:

Lobo ressaltou que a mulher não teve contato direto com os munícipes santoantonienses, mais que em relação a proteção, nada é 100%, “nós asseguramos isso, mas é bem verdade Marcus, que em cenário de pandemia a gente adverte que o isolamento é importante, o distanciamento também, escapes podem ocorrer, isso é bem verdade, assegurar 100% não podemos, ainda dando entrada em um hospital de elevada grandeza, cercada de todos os cuidados, nós sabemos que os escapes podem ocorrer. Agora, essa paciente do ponto de vista da regra, da média, ela não teve escape. Ela entrou no hospital assegurando todos os protocolos. O diretor do HRSAJ é um cirurgião altamente preparado, muito sensível a causa nobre da saúde e do acolhimento. Eu acredito muito nesse trabalho, onde todos os profissionais são monitorados. A paciente em questão tem em torno de 50 anos de idade. Ela entrou com segurança e permanece com segurança no HRSAJ. Os profissionais que estiveram com ela não manifestam nenhum sintoma”, contou.

PARA TODOS:

Leandro explica que o HRSAJ é para todos: “a instituição não é exclusiva de Santo Antônio de Jesus. Valença nos pediu uma transferência, nós de pronto atendemos. Ainda ontem, eu anunciava em uma coletiva de imprensa que a cidade de Cruz das Almas transferiu o paciente para Santa Casa de Misericórdia, deu negativo o exame. Nós não estamos adotando postura de negar nada, principalmente a vida”, concluiu.

google news