A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alerta que identificou um grave golpe, que induz os usuários a realizarem o pagamento da segunda via em um site falso, visualmente idêntico ao real. A principal orientação nesses casos é redobrar a atenção ao acessar o site e sempre confirmar o endereço correto na barra de navegação: atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.
“A Embasa está tomando as medidas de denúncia cabíveis, junto às autoridades policiais, Banco Central e empresas de internet responsáveis por sites de busca. A recomendação aos usuários que porventura tenham sido vítimas do golpe é que também registrem boletim de ocorrência”, orienta o gerente de relacionamento com usuários da Embasa, João Ricardo de Souza.
Ele enfatiza que é preciso atenção porque, ao realizar buscas na internet, os resultados podem levar a sites e perfis de whatsapp falsos, que simulam sites reais das empresas públicas e geram uma suposta segunda via da conta com mudança no código de barras ou QR Code. Com isso, o pagamento vai direto para os golpistas.
Cuidado no acesso – Desconfie sempre de website que não tenha a extensão ba.gov.br, ou caso a ordem das palavras esteja invertida ou com a grafia errada. Para se certificar, a sugestão é digitar o endereço do site. Outra dica é observar atentamente o texto e as imagens, a qualidade do design e se há erros de gramática nos textos dos canais.
No caso de pagamento em Pix, antes de confirmar a operação, é importante conferir o número do CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e da fonte pagadora (BCO Citibank S.A). No caso do código de barras, os primeiros números do código de barras são sempre 82.