ENEM: Confira dez dicas para aumentar o seu desempenho na prova

É fundamental manter a calma durante a prova

Foto: UnB Agência

A expectativa é alta, por isso a ansiedade é um dos maiores problemas enfrentados pelos estudantes que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste domingo (05). Para evitar aquele “branco” na hora de responder a prova, o BNews conversou com especialistas e trouxe as melhores dicas para dar tudo certo com a sua avaliação.

É fundamental manter a calma durante a prova, pois “você está diante do momento em que se preparou para estar, e precisará dar seu melhor ali”, explica a psicóloga Marília Rios. Já para o professor de sociologia Felipe Baqueiro, “o Enem é, acima de tudo, uma prova de resistência. O conhecimento acumulado na vida escolar é fundamental, porém buscar ficar tranquilo ao longo da prova é muito importante”.

Para driblar o nervosismo, Juliana Garrido, professora de matemática, afirma que a chave é descansar no dia anterior à prova.

“Na véspera, é importante se divertir, fazer algo leve, que o deixe tranquilo. Ter uma alimentação saudável, não comer nada pesado e ter uma boa noite de sono são importantes para conseguir encarar a prova”, explica Garrido.
Samara Azevedo, professora de língua portuguesa, sinaliza para os estudantes que, além de dominar os conteúdos, precisam se manter atualizados sobre assuntos do cotidiano.

“Hoje, não são apenas os conteúdos ditos “formais” que caem na prova. Ultimamente assuntos atuais, de muita relevância, têm sido cobrados na prova do Enem”, comenta Azevedo.

Confira as dez dicas reunidas pelo BNews:
Chegar com antecedência ao local da prova:
Os portões para o exame serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), pontualmente. Se programe para chegar com um pouco de antecedência, para evitar imprevistos, como o trânsito. “No dia da prova, chegue cedo, confira a sala que irá ficar e jogue duro, gerencie seu tempo nas questões, faça pausas estratégicas, respire sempre e dê seu melhor”, destaca Rios.

Levar água e lanches:
Para ficar hidratado e manter as energias, frutas como banana, maçã, uva são ótimas opções. Sucos e biscoitos integrais, com castanhas e nozes também são recomendados. Evite alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Leia todas as questões antes de começar a responder a prova:
Garrido aconselha aos estudantes que, primeiro, “olhem a prova como um todo, buscando as questões que acham mais fácil, de conteúdos que mais dominam, resolvendo-as primeiro”. Outro conselho dado pela professora é grifar o enunciado dessas questões e a pergunta final, destacando as palavras mais importantes para evitar pegadinhas.

Reserve tempo para marcar as respostas no gabarito:
Outra dica mencionada por Garrido é reservar um tempo da prova apenas para marcar as respostas no gabarito. “Isso evita que os estudantes marquem as questões com pressa e acabem esquecendo alguma”, explica a professora.

Levar canetas (esferográfica preta) extras:
Depois de todo o estudo, dedicação e preparo ao longo do ano, não é hora de colocar tudo a perder por conta de uma caneta. Diferente da música do Manoel Gomes, para o Enem só vale caneta preta, então leve mais de uma.

Manter a calma durante a prova:
Azevedo destaca que “uma mente tranquila é um fator importante para organizar as ideias e resolver as questões”.

Confiar no seu potencial:
Para Azevedo, autoconfiança é vital. “Digo que os alunos precisam ter confiança em si mesmos, precisam acreditar em seu potencial e em tudo que estudaram durante o ano”, destaca a educadora.

Se manter atualizado sobre os assuntos para não ser pego de surpresa:
Outra dica que não vale apenas para a redação, mas para a prova como um todo é se manter atualizado com os temas que estão em alta no cotidiano.

Usar a prova a seu favor:
“A prova traz várias dicas e conteúdos que podem te ajudar a respondê-la, e às vezes a resposta de uma questão está no enunciado da outra”, diz Garrido.

Perseverar:
“Ter em mente que o Enem é uma etapa importante da vida e vai decidir muito sobre o futuro” é um passo importante para ter sucesso na prova, destaca Azevedo.

Sobre o Enem:
O Enem será realizado em domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro, são aplicadas as provas de:

Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Redação;
Já no segundo, são realizadas as provas de:

Matemática;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Cada prova contém 45 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 90 por domingo. Já a redação é em formato dissertativo-argumentativo, com alguma situação problema envolvendo assuntos em alta no ano da realização do exame.

(Bnews)

google news