As instituições de ensino superior poderão retomar as aulas presenciais a partir da próxima terça-feira (3). A informação foi confirmada oficialmente na tarde desta quinta-feira (29) pelo governo estadual, que publica a autorização no Diário Oficial da sexta-feira.
Caberá a cada instituição estabelecer o seu calendário de retorno às aulas, desde que os protocolos estejam devidamente implementados. Segundo o governo baiano, as determinações do protocolo consideram a infraestrutura e a capacidade de cada instituição.
Dentre as orientações gerais, estão os protocolos para a higienização, por turno, das áreas de uso frequente, como corredores, elevadores, maçanetas, relógio de ponto, portas, pisos, bibliotecas, laboratórios, parques, estacionamentos, salas de aula e salas administrativas. Nas salas de aulas, a ocupação máxima não deve ultrapassar os 50% de sua capacidade. Está suspenso o uso de catracas, borboletas ou similares com biometria para o acesso às instituições.
Ainda segundo o governo estadual, alunos, trabalhadores, professores, pais e responsáveis, visitantes e prestadores de serviços deverão utilizar, obrigatoriamente, a máscaras para acessar e permanecer nas instituições de ensino, que deverão fiscalizar a sua utilização. O EPI só será dispensado em casos específicos, como o de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Os protocolos de segurança homologados pelo Poder Executivo Estadual determinam também horários escalonados de entrada, saída e intervalos das aulas, para evitar aglomerações. A temperatura corporal deve ser medida de todos que acessarem as faculdades e universidades. O encaminhamento ao médico deve ser feito sempre que a medição registrar temperatura igual ou superior a 37,5°C (Bahia.Ba)