Na manhã desta quarta-feira (29), as Entidades Empresariais, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal, instalaram um “Balcão de orientação para Auxílio Emergencial”, visando diminuir as aglomerações nas filas dos bancos e lotéricas de Santo Antônio de Jesus. Uma ação replicada e formatada através do projeto piloto do Shopping Itaguari e agora replicado na Praça Padre Mateus.
A ideia foi fortalecida através da perspectiva que muitos cidadãos que se fazem presentes em grades filas necessitam apenas de informação. Um levantamento feito pela Caixa Econômica Federal, que analisou o comportamento dos clientes após o primeiro dia de liberação do benefício em espécie, feita nesta segunda (27), em todo o Brasil, concluiu que uma a cada cinco pessoas que buscam atendimento presencial no banco, tem direito ao auxílio emergencial.
De acordo com a Caixa, agências em diversas partes país registraram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento.
Assim, a ação na Praça Padre Mateus visa otimizar e acelerar o atendimento através de um balcão de orientações, fazendo a triagem dos serviços desses cidadãos. Dessa forma, contribuir para evitar aglomerações, presando pela saúde coletiva.
Para Sr. Herivaldo Nery, Presidente do SINCOMSAJ, “movimentar a economia e zelar pela saúde coletiva são setores que caminham juntos”. O presidente ressaltou ainda a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, lembrando sempre que, AO SAIR DE CASA, USE MÁSCARA!
(ASCOM)