Entre Humberto Leite e Genival; Dr. Leonel escolhe Genival: “Acredito que é o melhor para S. A. de Jesus”

Genival Deolino e Leonel Cafezeiro / Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia entrevistou nesta sexta-feira (28), o empresário, pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus e ex-presidente da ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus) Genival Deolino (PSDB); e o médico, presidente do PSDB municipal Dr. Leonel Cafezeiro. Através do programa “Meio-Dia e Meia”, os dois convidados comentaram sobre: pesquisa, projetos, os caminhos para fortalecer o nome de Genival e uma análise dos demais pré-candidatos a prefeito do município.

POR QUE A PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO?

Genival pontuou sobre os motivos de lançar seu nome para concorrer às eleições e expôs que o momento é agora, “essa pré-candidatura surgiu do apelo do empresariado e amigos, e eu achei que seria hora de dá a minha parcela de contribuição a nossa cidade. Temos uma experiência muito grande na área administrativa, não é fácil ter empresas funcionando durante 40 anos, quero usar esse conhecimento para realizar uma boa administração no município de Santo Antônio de Jesus, fazer uma cidade ainda melhor”, afirmou.

ASSOCIAÇÃO VAI APOIAR GENIVAL?

Sobre a ACESAJ vir a apoiar sua pré-candidatura, sendo que Genival é ainda um dos diretores da instituição, o mesmo afirma que já enviou uma carta pedindo seu afastamento da organização e salientou que a Associação é imparcial, “a essa altura eu já entreguei uma carta a ACESAJ pedindo meu afastamento temporário até o dia 6 de outubro. Se até lá, eu não for aprovado nas urnas, posso retornar ou não. A ACESAJ sempre apoiou todos os prefeitos, sempre teve um bom relacionamento, não importa de que partido são, todos foram atendidos de forma igualitária”, garantiu Deolino.

É JACU OU BEIJA-FLOR?

Quando foi perguntado pelo Voz da Bahia sobre qual grupo político o representa, ‘se é Jacu ou Beija-Flor?’ Genival afirmou que preza ter o apoio de ambos, “gostaria do apoio dos dois. Hoje nós temos pessoas que não estão tão satisfeitas com a gestão de Rogério e com certeza nos apoia. Enquanto isso, temos o grupo Beija-Flor que nos auxilia e muito, através de: Dr. Leonel Cafezeiro; Dílson Machado; Clóvis Machado (posto Uirapuru); Edson Diniz, conhecido Edy; Carlos Machado, popular Coque e outros. Eu não tenho preferência entre o Jacu e Beija-Flor. Estamos aqui para mudar Santo Antônio de Jesus e que venham os dois lados”, ressaltou.

PATRÕES X EMPREGADOS?

O empresário foi ainda indagado sobre como ele reagiria caso fosse chamado de “pré-candidato dos patrões”, para o ex-presidente da ACESAJ, o mesmo será prefeito para todos, “eu quero representar todas as classes sociais. Eu sinto que as pessoas querem mudança, apesar de eu pertencer a classe empresarial, mais milito por todas às áreas. Estou recebendo apoio de vários bairros da cidade como o Alto Santo Antônio, zonas rurais e outros”, acrescentou.

LEONEL É GENIVAL OU HUMBERTO?

O apresentador do programa Marcus Augusto, lembrou a Dr. Leonel Cafezeiro sua trajetória política, onde o médico esteve na primeira administração do ex-prefeito Humberto Leite (DEM) como secretário de saúde e depois por duas vezes participou da chapa majoritária de Leite como seu vice em 2004 e 2008. Quando interpelado quem era o melhor para representar a cidade, entre o empresário Genival Deolino ou Humberto Leite? Leonel comentou: “eu só não votei em Humberto Leite quando votei em Dalva Mercês, porque queria honrar um compromisso que eu tinha com ela e com o grupo que ela apoiava naquele momento. Na última eleição, Humberto esteve lá e eu disse que iria votar nele, mas não pediria nenhum voto, porque eu desaprovava algumas coisas da administração dele, embora eu continuasse acreditando que naquele momento seria melhor a permanência dele do que a eleição do atual prefeito Rogério Andrade. Humberto um dia disse: ‘eu gosto tanto de Cafezeiro, mas ele não gosta de mim’, entretanto isso não é verdade, gosto muito dele e creio que tem muitos valores. Nesse momento, Humberto já foi prefeito duas vezes, já foi deputado, já fui candidato com ele como vice-prefeito. Acreditei nele e continuo acreditando em sua boa intenção e no propósito de servir, mas acho que nesse momento não é bom julgar quem seja melhor em ponto de vista da pessoa, vou julgar no ponto de vista político. Na minha visão política, Santo Antônio de Jesus requer uma pessoa nova e diferente, mas seria bom que Humberto estivesse aqui conosco, dentro do mesmo projeto. Temos muitos outros pré-candidatos, mas vamos expondo nossas ideias para escolher qual a repercussão que isso tem. Agora, nesse momento, acredito que o melhor para Santo Antônio de Jesus é Genival, porque queremos inaugurar uma nova era política”, declarou Dr. Leonel.

CRITÉRIOS PARA SER SEU VICE:

Sobre os critérios para ser o vice-prefeito na chapa de Deolino, está entre a afinidade nas ideias ou o número de votos? O empresário assinalou: “para mim, compensa ter afinidade nas ideias, porém, quem vai definir isso é o grupo. Seria bom ter afinidade de ideias e número de votos. Os três que estão como pré-candidato a vice, eu não teria problema nenhum. Leonel foi o grande idealizador da nossa pré-candidatura, além de ser do nosso partido. Estamos caminhando juntos, mas pode ser ele, mas também pode ser Humberto Leite, Careca. E inicialmente, eu e Leonel estamos juntos por que eu faço questão que ele sempre esteja presente nas nossas reuniões e entrevistas. Eu entendo de administração, mas Leonel entende mais de política do que eu. Apesar de ser uma pessoa muito ocupada, ele está sempre à disposição de me acompanhar”, pontuou.

A PESQUISA:

Deolino coloca a pesquisa como um ponto importante para escolha do nome que vai encabeçar a oposição a Rogério para às eleições de 2020, “a princípio como foi colocado por Dr. Leonel aqui, hoje seria o meu nome, poderia não ser também, então eu acho que temos que fazer a pesquisa, colocar na mesa e aí nos reunirmos e escolher o melhor para ganhar às eleições em Santo Antônio de Jesus, são todos amigos meus e todos tem a intenção de fazer o melhor, diante da pesquisa vamos ver qual é o que tem a preferência para disputar o pleito.

O PONTO DE VISTA DE DEOLINO PARA OS DEMAIS PRÉ-CANDIDATOS?

Rogério Andrade (PSD): “sobre ele prefiro não avaliar, o povo que deve dizer. Acho que ele poderia fazer muito mais por Santo Antônio de Jesus, ele gerou uma expectativa muito grande nesse seu primeiro mandato, mas prefiro que o povo o julgue nas urnas. Eu quero administrar Santo Antônio de Jesus como se estivesse administrando minhas empresas. Vou racionalizar os recursos públicos ao máximo, brigando por cada centavo, cada licitação e por tudo o que for de gasto pela prefeitura. Podemos fazer muito mais com menos, fazer muito pela comunidade”.

Humberto Leite (DEM): “ele fez um trabalho na cidade, a administração considero como média. O povo não aprovou, por isso trocou a gestão. Acho que, se ele não foi eleito, é porque o povo queria um pouco mais da administração dele. Está na hora dele abdicar ou fazer uma administração conjunta com a gente, para que possamos fazer diferente do que houve errado lá atrás”.

Sobre Everaldo Ferreira Junior (PDT), Genival bastante chateado afirmou: “eu não vou fazer nenhuma avaliação sobre ele. Eu não quero, e gostaria que não fosse mais citado o nome dele aqui, vou deixar para a população o avaliar”.

Luiz Cláudio, ‘Careca’ (sem partido): “ele é meu amigo, tenho certeza que está muito bem-intencionado para fazer um bom governo em Santo Antônio de Jesus. Mas só poderemos avaliar isto se ele for eleito no mandato”.

Reportagem: Voz da Bahia

google news