Equipe de robótica da UNEB conquista 3º lugar em evento mundial de Futebol de Robôs

Foto: Divulgação

O Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO) da UNEB, através de sua equipe de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT), conquistou um lugar no pódio, na última edição do RoboCup 2021, evento mundial realizado virtualmente entre os dias 22 e 28 de junho.

A equipe baiana ficou em terceiro lugar na categoria Desafio Técnico da liga Futebol de Robôs Simulação 3D.

“O Futebol de Robôs foi eleito pela comunidade científica como um dos principais desafios científicos para a Inteligência Artificial no século XXI. Ao participar desta iniciativa, a UNEB se mostra próxima do que há de mais avançado nas áreas de Inteligência Artificial e Robótica, contribuindo para o avanço do estado nessa área”, afirmou o professor Marcos Simões, coordenador do Acso.

A RoboCup é uma iniciativa científica criada no final dos anos 1990 para promover o avanço da ciência em Inteligência Artificial e Robótica.

A competição é realizada anualmente, reúne cerca de 5 mil pesquisadores, e tem no Futebol de Robôs o seu desafio central: conseguir construir um time de robôs humanoides capaz de derrotar a seleção de humanos campeã da Copa do Mundo da FIFA.

Para atingir este objetivo, vários dos desafios tecnológicos são desmembrados em ligas que exploram diferentes partes dos problemas ainda não solucionados pela ciência. A liga Futebol de Robôs Simulação 3D cumpre assim uma importante missão: construir uma ponte para transferir conhecimento da Inteligência Artificial pura para os robôs reais, gerando habilidades individuais e coletivas que os robôs consigam efetivamente executar.

A equipe Bahia RT é atualmente octacampeã brasileira na modalidade “Futebol de Robôs Simulados”. Em outubro, a equipe se prepara para a busca pelo nonacampeonato nacional na competição Brasileira e Latino Americana de Robótica (LARC/CBR 2021). Neste evento, a equipe disputa ainda a liga [email protected] onde robôs de serviços são desafiados a executar tarefas para servir a humanos num contexto doméstico. Além destes dois desafios, o BahiaRT irá estreiar também na liga RoboCup Brazil Open Flying Robot.

Informações: www.acso.uneb.br