Erupção de vulcão na Rússia após terremoto lança coluna de cinzas de 8 km de altura

Tremor de magnitude 7 atingiu a costa leste do país, segundo agência estatal

Erupção do vulcão Shiveluch, supostamente causada por um terremoto de magnitude 7,0 - Foto: Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Filial do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciências

Um vulcão entrou em erupção após um terremoto de magnitude 7,0 atingir a costa leste da Rússia, lançando uma coluna de cinzas a quilômetros de altura, informou a mídia estatal.

O vulcão Shiveluch está localizado cerca de 450 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade costeira com cerca de 180.000 habitantes, situada na região oriental de Kamchatka, na Rússia.

“A coluna de cinzas está subindo até 8 quilômetros acima do nível do mar”, relatou a agência TASS na manhã deste domingo (18), acrescentando que o vulcão também liberou um jorro de lava. Não há relatos de feridos até o momento.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o epicentro do terremoto foi a cerca de 88 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, com uma profundidade de aproximadamente 48 quilômetros.

Embora não tenha causado “grande dano”, os edifícios da região estão sendo inspecionados para verificar possíveis danos, especialmente em instalações sociais. O Ministério de Emergências da Rússia não emitiu um alerta de tsunami, mas o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA alertou sobre possíveis ondas perigosas até 300 km do epicentro ao longo das costas da Rússia.

google news