Esfoliante com aveia para a pele: benefícios e como fazer em casa

0
90
-
Crédito: Freepik

A aveia é um ingrediente que você deve ter em casa sempre, seja na forma de flocos, farelo ou farinha. Além de render ótimas receitas, é excelente para a manutenção da saúde do corpo inteiro, inclusive da pele.

É por isso que você vai aprender agora a fazer algumas receitas de esfoliante com aveia para passar na sua pele, de forma natural, sem agredir.

Benefícios da aveia para a pele

Além dos benefícios que a aveia traz para a pele, quando aplicada na forma de esfoliante, ela também é muito boa para tratar da saúde de modo geral. Ajuda a manter a saciedade por mais tempo, o que é bom para quem está em processo de emagrecimento ou com muita ansiedade e vontade de comer o tempo todo.

Além disso, colabora na regulação o trânsito intestinal, traz a sensação de bem-estar, ajuda a aumentar a massa magra do corpo, protege o sistema cardiovascular e ajuda no controle do diabetes. Mas, agora, conheça os benefícios específicos de usar esfoliante de aveia na pele, e tenha ainda mais motivos para comprar um pacote de aveia hoje mesmo.

Faz uma esfoliação suave, sem machucar a pele;
Ajuda a clarear a pele com certos tipos de manchas, quando misturada ao leite;
Ajuda a remover as células mortas da superfície da pele;
Contribui para a regeneração dos tecidos machucados;
Deixa a pele menos áspera;
Ajuda a limpar a pele de fungos e bactérias;
Contribui no controle da oleosidade.
Como fazer esfoliante usando aveia
Antes de aprender as receitas de esfoliante com aveia para a pele, é muito importante saber que a esfoliação não pode ser feita com muita frequência. No máximo, uma vez por semana é o suficiente.

Isso porque, se esfoliar demais, vai acabar removendo a camada córnea da pele, que a mantém protegida contra os agentes externos que causam danos à pele. Também, vai deixar a pele fina demais, ou seja, mais suscetível a manchas e inflamações.

Além disso, você não deve fazer esfoliação se estiver com a pele machucada, seja pelo excesso de acne, por feridinhas de herpes ou doenças de pele. Primeiro deve tratar o problema, depois fazer uma esfoliação. Então, faça com cuidado e moderação para obter os resultados desejados.

Sabonete esfoliante

A primeira receita é de um sabonete caseiro que fica com a aparência de um creme, ou mesmo um mingau de aveia. Ele serve para usar no banho, pode passar no corpo todo, fazendo uma rápida esfoliação, como se estivesse só lavando o corpo mesmo. Depois é só enxaguar normalmente.

Ingredientes

Sabonete em barra: 1 unidade de 90 gramas;
Água fervente: 500 ml;
Aveia em flocos ou farelo: 100 gramas.

São só esses os ingredientes necessários para fazer o seu. Veja no vídeo o passo a passo do preparo:

Máscara com aveia e mel

A combinação de mel e aveia não é reconfortante só para o seu paladar. Também vai fazer muito bem para a sua pele, deixando-a mais macia e hidratada.

Ingredientes

Mel: 1 colher (sopa);
Farelo de aveia: 1 colher (sopa).

Modo de preparo e utilização

  1. Você só precisa misturar bem o mel com a aveia e a máscara está pronta.
  2. Para usar, comece lavando bem o rosto para remover toda a maquiagem e a sujeira do dia.
  3. Depois, aplique a máscara na pele e vá fazendo leves movimentos circulares, com cuidado para não machucar, já que a mistura vai estar bem grossa.
  4. Depois de aplicar no rosto todo (e no pescoço, se quiser), deixe agindo por 10 minutos e remova com água e sabonete neutro ou para o seu tipo de pele.
  5. Faça essa esfoliação antes de ir dormir para deixar a pele descansando, sem nenhum produto ou exposição à poluição, por mais tempo.

Creme com aveia e água

Mais simples, impossível. Só precisa misturar aveia e água. O segredo está no tempo de repouso da mistura para virar o seu creme.

Ingredientes

Farinha de aveia: 1 colher (sopa);
Água: para cobrir a aveia.

Modo de preparo e utilização

  1. À noite, antes de dormir, coloque numa xícara a colher de aveia e cubra com um pouco de água. Misture bem.
  2. Coloque a mistura na geladeira e deixe durante toda a noite.
  3. De manhã, lave o rosto e aplique o creme que se formou da aveia com água. Faça uma esfoliação bem suave.
  4. Depois é só enxaguar a pele e seguir com sua rotina de cuidados. Procure fazer esse procedimento num dia em que não vai passar maquiagem tão cedo, pois a pele vai estar mais sensível depois de esfoliar.

Veja mais dicas e passo a passo dessa receitinha no vídeo:

Dicas Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui