Espanha: População estoca água e comida após apagão

Fenômeno atmosférico raro causou a queda de energia; filas e desinformação agravam clima de tensão em cidades como Alicante, na Espanha.

Foto: Reprodução/Vídeo/Alex Ferrer

O jornalista brasileiro Alex Ferrer registrou cenas de tensão nesta segunda-feira (28) em Alicante, na Espanha, durante um apagão que afetou toda a Península Ibérica e parte da França. Segundo relatos, moradores correram a supermercados para estocar água e mantimentos, gerando longas filas e prateleiras rapidamente esvaziadas.

A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi causada por uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro conhecido como vibração atmosférica induzida.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Alex descreveu o clima nos estabelecimentos comerciais: “Todo o mundo foi para o mercado. Eles não estão colocando na prateleira, já fica direto naquele carro de puxar estoque, e as pessoas pegando. Consequentemente, os caixas estão todos lotados e, nos carrinhos, bastante água”, relatou.

Além da preocupação com a falta de energia, Alex destacou o aumento da circulação de informações falsas, que ampliaram o medo da população. “Tem uma vizinha que falou que não era para sair de casa, para trancar a porta e que, se alguém batesse, não era para atender. Tem gente falando que, enquanto o povo está no negócio do papa, o Putin fez isso. A população está assustada e a cidade, completamente parada”, contou.

O episódio lembra o clima vivido no início da pandemia da Covid-19, quando houve corrida a supermercados e disseminação de fake news. Até o momento, autoridades seguem monitorando a situação e trabalhando para restabelecer o serviço de energia elétrica em toda a região afetada.

google news