As semelhanças entre órgãos humanos e de certos animais, a exemplo dos porcos, têm animado especialistas em transplantes. Estes profissionais veem cada vez mais próximas as possibilidade dos “xenotransplantes”, nome técnico dado ao transplante de órgãos entre espécies diferentes.
Um relatório produzido por um cirurgião Terence English, que é pioneiro em transplantes de coração no Reino Unido, um transplante de coração entre suínos e humanos poderá acontecer em 2022.
Uma procedimento de transplante de um rim de porco para um humano está programado para ser realizado pela equipe de Terence ainda neste ano, segundo reportagem da Super Interessante.
“Se o resultado do xenotransplante for satisfatório com os rins suínos em seres humanos, é provável que os corações sejam usados ??com bons efeitos em humanos dentro de alguns anos”, afirmou o cirurgião ao jornal The Sunday Telegraph. “Se funcionar com rim, certamente funcionará com um coração – e vai transformar a questão [dos transplantes]”. (Bahia Notícias)