Especialista revela a importância de manter uma vida sexual ativa aos 70+

No Brasil, um número crescente de pessoas com mais de 70 anos está se voltando para relacionamentos por meio de sites e aplicativos.

Reprodução

Ao contrário da crença comum, apaixonar-se e se entregar ao amor e ao sexo não é uma exclusividade da juventude. Quando abordamos a saúde na terceira idade, geralmente consideramos aspectos como alimentação, acompanhamento médico, exercícios físicos, histórico de saúde e genética. No entanto, a dimensão emocional também é crucial.

No Brasil, um número crescente de pessoas com mais de 70 anos está se voltando para relacionamentos por meio de sites e aplicativos. Um exemplo é o Coroa Metade, uma plataforma voltada especificamente para esse público, que já conta com cerca de 800 mil usuários cadastrados. Mas qual a relevância de encontrar um parceiro e manter uma vida sexual ativa nessa fase da vida?

O psiquiatra Fábio Nascimento destaca que o amor e a atividade sexual na terceira idade podem proporcionar inúmeros benefícios. Além de fortalecer a autoestima, essas experiências ajudam a manter a mente ativa. “Fazer novas amizades ou encontrar um novo amor pode tornar a vida mais leve e significativa, além de ser um fator importante para estimular a neuroplasticidade”, explica Nascimento.

Ele também observa que, aos 70 anos, pode ser mais desafiador abrir-se para novas relações devido a questões como saúde, luto ou mudanças no corpo. Estar aberto a novas possibilidades é um passo fundamental. “Muitas pessoas se acostumam a viver sozinhas e podem temer perder a independência, o que pode ser um obstáculo para novos relacionamentos”, acrescenta o médico, analisando os desafios enfrentados na busca por novos vínculos na terceira idade.

google news