‘Estamos praticamente vencendo a pandemia’, diz Bolsonaro

Foto: Carlos Augusto/TV Oeste

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (11), em evento na Bahia, que ‘estamos praticamente vencendo a pandemia’. Segundo o presidente, o país foi um dos que ‘menos que sofreu’ com a Covid-19 ‘dada as medidas tomadas pelo governo federal’.

O Brasil registrou desde março quase 130 mil mortos pelo coronavírus. A média móvel de óbitos no país apresenta queda de 21% nos últimos 14 dias. Os dados, no entanto, segundo especialistas, devem ser observados com cautela. Segundo eles ainda não é possível afirmar que o país segue uma ‘tendência de queda’.

Bolsonaro foi, durante toda a pandemia, o principal defensor da reabertura econômica, além de ter chamado de ‘exagero’ as medidas de restrição adotadas pelos governadores.

Em abril, o governador da Bahia, Rui Costa, criticou a fala de Bolsonaro que respondeu ‘E daí?! Lamento. Quer que eu faça o quê?’ ao ser questionado sobre as mortes no país — na época eram menos de 500. O petista não acompanhou a agenda do presidente no estado.

Bolsonaro está em São Desidério, no oeste baiano, para assinar termo que autoriza o Exército a construir um trecho de 18 km da ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) — o que representa 0,8% do trecho total da ferrovia. O prazo para entrega não foi divulgado.

Essa é a 4ª agenda do presidente em cidades do Nordeste em menos de 50 dias. Nesta sexta, ao desembarcar na cidade vizinha, Barreiras, Bolsonaro não usou máscara, carregou crianças no colo e tirou fotos com apoiadores que se aglomeravam. O uso de máscara é obrigatório no estado. (BN)

google news