Estudo atesta qualidade internacional do azeite de oliva brasileiro

O trabalho é validado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros (INCT OABras)

Cadastrado por Verônica Macêdo

A constatação de que o Brasil é responsável por produzir marcas de azeite de oliva com padrão de qualidade internacional é fruto de uma pesquisa realizada, durante os últimos sete anos, por 34 cientistas brasileiros e estrangeiros.
O levantamento contou com participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foi baseado em análises da composição química do produto, através de um painel sensorial, que considerou, durante o estudo, aspectos como aparência, aroma e sabor, entre outros critérios.

O trabalho é validado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros (INCT OABras) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A análise também identificou a potencial expansão da olivicultura brasileira, reforçando o crescimento da produção nacional de azeitonas e azeite de oliva.

Entretanto, um longo caminho ainda precisa ser trilhado para mitigar as dificuldades existentes no setor. (BNews)

google news