A embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil divulgou, nesta terça-feira (19), uma nota em que diz confiar nas instituições democráticas brasileiras e no sistema eleitoral do país. A manifestação ocorre um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizar diversas críticas às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante um encontro com embaixadores em Brasília.
“Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência”, diz a nota.
De acordo com a embaixada dos EUA no Brasil, as eleições brasileiras são um modelo para todos os países não apenas do hemisfério sul, mas de todo o mundo.
“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, disseram os americanos.
Os EUA demonstraram ainda confiança nas urnas eletrônicas e nas instituições democráticas do Brasil, afirmando que o resultado das eleições de 2022 certamente refletirão a vontade do povo brasileiro.
“Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, finalizaram. (BN)