Pela primeira vez desde o fim de 2002, o euro chegou a ser negociado a um valor abaixo de 1,01 dólar, na manhã desta sexta-feira (8). As informações são da France Presse.
Às 8h00 GMT (5h00 de Brasília), o euro operava a 1,0106 dólar, poucos minutos depois de atingir a cotação de US$ 1,0072.
A moeda chegou a seu ponto mais baixo em 5 de julho de 2001, quando foi negociado a 0,8380 dólar.
O principal motivo para a queda da moeda é o receio do mercado sobre uma possível recessão nos 19 países da zona do euro.
Segundo a France Presse, pesquisas mostram uma queda no desenvolvimento dos negócios em toda a União Monetária, sugerindo um declínio na região à medida que o aumento do custo de vida reduz o consumo.
Na última segunda (4), o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, ressaltou que a economia referente a eurozona pode enfrentar uma recessão, caso a área da indústria seja forçada a se ajustar à escassez de energia.
Além disso, os preços do gás na Europa chegaram a um pico mais alto em quatro meses, após a suspensão parcial do fornecimento por parte da Rússia.
Outro fator de relevância para a queda do euro é o aumento no valor do dólar americano, por conta das taxas de juros nos EUA.