Escócia, Espanha e Islândia confirmaram os primeiros casos europeus de transmissão comunitária da ômicron. Estes pacientes foram infectados pela variante do novo coronavírus sem terem viajado para a África do Sul, onde a cepa foi identificada. Isso significa que a variante já circula internamente no território destes países.
Segundo o jornal britânico Financial Times, existe pelo menos uma pessoa contaminada com a variante Ômicron na Inglaterra que não viajou para a África do Sul. O caso ainda não foi confirmado pelas autoridades britânicas. Na Escócia, o governo local informou a existência de pelo menos, nove casos da ômicron.
No Brasil, cinco casos da nova cepa foram diagnosticados. Nenhum deles indica transmissão comunitária.
Alemanha
A Alemanha que, antes da chegada da ômicron já enfrentava uma nova onda de casos da Covid-19, decidiu hoje impor uma série de medidas restritivas para aqueles que ainda não estão vacinados no país.
Quem não se imunizou está proibido de frequentar eventos e locais de lazer. Pode apenas acessar a serviços essenciais, como supermercados e farmácias. O anúncio foi feito pela chanceler Angela Merkel, que deixa o cargo na próxima semana. A medida vem sendo chamada de “lockdown para não vacinados”. (Bahia.ba)