‘Evite favelas e joias caras’: Embaixada dos EUA emite alerta de segurança para americanos no Carnaval

A publicação, intitulada “Alerta de Segurança: Carnaval e Golpe de Drogas e de Encontros 2025”, foi publicada na última segunda-feira (3).

Foto: Ilustrativa/Divulgação

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta de segurança para os americanos no Carnaval 2025. No ofício, a representação governamental pede que os cidadãos “permaneçam vigilantes enquanto aproveitam as festividades” em todo o país e faz uma série de recomendações que inclui evitar favelas, usar joias caras e “confiar nos instintos”. 

A publicação, intitulada “Alerta de Segurança: Carnaval e Golpe de Drogas e de Encontros 2025”, foi publicada na última segunda-feira (3). Confira abaixo as orientações dadas aos turistas: 

– Esteja ciente do seu entorno. Evite andar sozinho, especialmente à noite.

– Mantenha as janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.

– Não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro.

– Evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos.

– Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos.

– Não deixe bebidas desacompanhadas.

– Confie em seus instintos, priorize a segurança e viaje em pares ou grupos.

– Mantenha-se informado. Monitore a mídia para as últimas atualizações de segurança.

– Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais.

A última recomendação é de que os americanos devem relatar qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local e, depois, entrar em contato com a Embaixada, se precisar de assistência.

A Embaixada dos EUA está localizada em Brasília e há consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Também tem agências em Fortaleza, Manaus e Salvador.

O Carnaval acontece neste ano em março, sendo a maior festa popular do país, com celebrações em todas as regiões.

google news