O ex-vereador da cidade de Santo Antônio de Jesus, Gilson Fróes Prazeres Bastos, 59 anos, foi diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, após um acidente doméstico, ao cair em sua residência no dia 22 de março e dá entrada no Hospital Incar no município.
Segundo informações do ex-vereador, o mesmo está com os membros superiores e inferiores paralisados. Ainda de acordo com informações, Gilson havia sido transferido para a UTI do Hospital Cárdio-Pulmonar, na capital baiana e agora fará sessões de fisioterapia.
Guillain-Barré
De acordo com o G1, a Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A síndrome causa fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.
Segundo dados do Ministério da Saúde, não existem dados epidemiológicos específicos da síndrome no Brasil, mas é a maior causa de paralisia flácida generalizada no mundo.
A maior parte dos pacientes percebe a doença através de sensação de parestesias, que são sensações cutâneas como frio, calor e formigamento, nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores.
Redação: Voz da Bahia