O que é e quando fazer esse exame que avalia uma parte do intestino e detecta, entre outras coisas, pólipos, câncer e doenças inflamatórias intestinais
A colonoscopia é um exame que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do intestino delgado. Para isso, um aparelho chamado de colonoscópio é introduzido no ânus – e avalia a presença de câncer, males inflamatórios como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, diverticulite e outras doenças. Esse dispositivo tem um tubo fino e flexível com uma microcâmera no final, que filma o interior do intestino, auxiliando na retirada de pólipos e outras possíveis lesões.
Quando fazer a colonoscopia
Todos os homens e mulheres com mais de 50 anos devem fazer o exame para detectar precocemente o câncer colorretal, segundo as recomendações brasileiras. No entanto, a American Cancer Society, nos Estados Unidos, já pede para iniciar a investigação a partir dos 45 anos.
E mais: quem tem histórico da doença na família, é portador de síndromes relacionadas aos tumores na região (como a de Lynch) ou já teve adenomas precisa fazer o rastreamento a partir dos 40 anos.
A Organização Mundial de Saúde indica que o procedimento seja repetido a cada dez anos nas pessoas que não estão nos grupos de maior risco e que já tiverem feito a primeira análise. Alguns médicos, porém, orientam a repetição do exame a cada cinco anos, dado o aumento no número de casos de câncer.
Enfim, sempre busque orientação do seu médico. Até porque, como já foi dito, a colonoscopia não é usada apenas para diagnosticar tumores colorretais.
Este conteúdo foi relevante para você? Faça a diferença na vida de outras pessoas, curta, comente e compartilhe conteúdos relevantes.
Oncocenter, dedicada a você!