Falha em cápsula deixa astronautas sem data de retorno à Terra

Astronautas já esperam há três semanas para voltar.

Reprodução/Redes sociais

Quando dois experientes astronautas da agência espacial americana, a Nasa, decolaram em um teste da nova cápsula da Boeing, eles esperavam voltar para casa a partir da Estação Espacial Internacional em uma semana ou mais.

Agora já são três semanas e contando para Butch Wilmore e Suni Williams, enquanto a Nasa e a Boeing resolvem problemas de equipamento que surgiram no caminho.

Três datas potenciais de pouso foram canceladas e o voo de retorno deles agora está em espera. Esta semana, a Boeing disse que os problemas da cápsula Starliner não são uma preocupação para a viagem de volta e “os astronautas não estão abandonados”.

O voo de teste, muito adiado, é o primeiro com astronautas a bordo. A Boeing eventualmente se juntará à SpaceX no transporte de equipes para a estação espacial e de volta, para a Nasa.

Cinco dos 28 propulsores da cápsula falharam durante a acoplagem, à medida que ela se aproximava da estação espacial.

Todos, menos um propulsor, foram reiniciados e funcionaram durante um teste de disparo posterior, disse a Nasa. Os funcionários suspeitam de que o calor de toda a ação dos propulsores na acoplagem causou o desligamento.

O único propulsor defeituoso foi desligado e não é um problema para a viagem de volta, disse a Boeing. A cápsula foi lançada no dia 5 de junho com um pequeno vazamento de hélio, e mais quatro vazamentos surgiram até o momento em que alcançou a estação.

Fonte: Jornal Correio

google news