No domingo (5), familiares de Lívia Rebouças de Jesus, uma baiana de 36 anos que reside em Santa Clara do Sul, no interior gaúcho, conseguiram restabelecer o contato com ela após dias de preocupação devido às enchentes que assolaram a região.
Os parentes de Lívia, residentes em Castro Alves, no Recôncavo baiano, ficaram quatro dias sem notícias da sua situação. A conversa que finalmente trouxe alívio foi conduzida pela irmã de Lívia, Mirla Rebouças, conforme relatado pela TV Bahia.
Antes do reencontro, a irmã de Lívia havia acionado a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que por sua vez comunicou os bombeiros. Com essa ação, os agentes foram até o endereço indicado e conseguiram localizar Lívia.
Ao tomar conhecimento de que estava sendo procurada, Lívia se deslocou para uma área com melhor sinal de telefonia móvel, acompanhada pela equipe de resgate, a fim de entrar em contato com os familiares. Segundo relatos, ela explicou à irmã que estava sem energia elétrica e, por isso, economizou a bateria do celular para evitar que se descarregasse.
Apesar das dificuldades enfrentadas, Lívia informou que permanece em casa com o marido, Jonas Vanderpool, e o filho do casal, Ibini Vanderpool, e não precisou ser realocada para um abrigo, apesar da falta de água, luz e escassez de alimentos.
As enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram um rastro devastador, com pelo menos 75 pessoas mortas, mais de uma centena desaparecida e cerca de 100 mil desabrigadas, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pela população local.