Febre Aftosa: começa mais uma etapa da vacinação em S. A. de Jesus e região

Luís Geraldo / Imagem: Voz da Bahia

Até o dia 30 de novembro está aberta nova etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. Neste momento da campanha, todos os bubalinos e bovinos de até 24 meses de idade deverão ser vacinados em todo território brasileiro.   

Em entrevista a Recôncavo FM, o representante da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) em Santo Antônio de Jesus,  alerta sobre a importância da imunização do rebanho, conforme o calendário oficial de vacinação, “caso o criador não vacine os animais de até 24 meses dentro do prazo ou não declare sua vacinação, a legislação prevê multa. Não adianta só vacinar, ele tem que declarar ao serviço de defesa que efetivamente vacinou seu rebanho, até 10 dias após o término da campanha”, explicou Luís Geraldo.

Segundo Luís Geraldo, o processo de vacinação e a declaração são fundamentais para a comercialização de produtos como carne e leite, e também, para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais, “a declaração de vacinação e a atualização do rebanho existente deverão ser efetivadas, on-line ou pessoalmente, até o dia 11 de dezembro de 2019. Este documento poderá ser entregue, juntamente com a nota fiscal de compra da vacina, em um de nossos escritórios de atendimento”, confirmou.

Geraldo recordou ainda sobre a redução da dose vacinal que teve vigência  a partir de 2019, “a dose mudou, passando a ser de 2 ml por animal, diferente da vacina antiga, quando eram usados 5 ml por animal e a comercialização da vacina antiga está proibida”, salienta.

O ex-gerente regional  alertou para que os criadores fiquem atentos a essa mudança e para aplicação da dose correta. “Isso é importante para que a vacina não falte no mercado e para que o criador não tenha prejuízos financeiros comprando mais doses do que o necessário”, completou.

Redação: Voz da Bahia

google news