A Prefeitura de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade após 21 anos sem registros. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município nesta quarta-feira (6).
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, um homem adulto, que não foi vacinado, teve o diagnóstico confirmado no dia 29 de outubro. O órgão notificou 42 casos suspeitos, com 22 descartados e 19 em investigação.
Segundo a SMS, a Vigilância Epidemiológica realizou o bloqueio vacinal de todas as pessoas que tiveram contato direto com o paciente, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
O órgão informou que foram feitos inquérito vacinal casa a casa, varredura e intensificação vacinal dos moradores na área geográfica. Uma equipe de médicos monitoram contatos diretos e indiretos do paciente.
Em Feira de Santana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação começa no dia 18 de novembro e segue até o dia 30 para jovens adultos não vacinados de 20 a 29 anos de idade. As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde do município de segunda a sexta-feira.
O sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, transmitida pela tosse e espirro, e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.
O último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na última segunda-feira (4), registrou 26 casos de sarampo confirmados e 276 em investigação entre janeiro e o dia 26 de outubro deste ano.
Conforme informou a Sesab, a cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, é onde concentra o maior número de casos confirmados, 13 foram registrados. Em Gandu são cinco casos; em Salvador e Ituberá, são dois casos. Já nas cidades seguintes, cada uma possui um caso confirmado: Andorinha, Camaçari, Jacobina e Palmeiras. (G1 Bahia)