Contribuintes de Feira de Santana, no centro-norte do estado, receberam um boleto falso do IPTU esse ano. Segundo informações da TV Subaé, a prefeitura já registrou queixa e a Polícia Civil apura o caso. A conta para onde o pagamento estava sendo direcionado já foi identificada.
A primeira cobrança do imposto é feita através de carnês, que ainda não começaram ser entregues. O golpe foi descoberto através de um contribuinte que esteve na Secretaria da Fazenda, na manhã de ontem (2), com o boleto falso. Ele questionou por que, sendo dono de vários imóveis na cidade, recebeu a cobrança relativa a apenas um. Ao chegar à prefeitura, ele ficou sabendo que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda não tinham sido enviados aos contribuintes e que o boleto tinha sido clonado.
O boleto falso é quase igual ao original, que é emitido pela prefeitura. No entanto, o código de barras direciona o pagamento para outra conta bancária, já identificada. Segundo o coordenador regional de polícia, Roberto Leal, quem tiver sido lesado pelo golpe pode recuperar o dinheiro pago: “é possível sim, desde que a pessoa avise com antecedência e com rapidez o momento que perceber que foi fraude”. (Metro1)