Feira de Santana: Evangélicos comemoram o Dia da Bíblia com atos de evangelismo e ação social

Programação teve momentos de orações, ação social, atos proféticos, evangelismo e principalmente, leitura da Palavra de Deus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Anualmente é celebrado em todo o segundo domingo do mês de dezembro o dia do livro mais lido, mais vendido e mais traduzido do mundo: a Bíblia. Em Feira de Santana as comemorações do Dia da Bíblia foram antecipadas para este sábado, dia 9 dezembro, com uma vasta programação que reuniu momentos de orações, ação social, atos proféticos em diferentes pontos da cidade, evangelismo e principalmente, leitura da Palavra de Deus.

Com o tema “A igreja em unidade pela cidade”, o cronograma de atividades foi elaborado por cinco associações e entidades evangélicas e contou com a estrutura e apoio do governo municipal. Uma das programações ocorreu no estacionamento da Prefeitura com um ato de evangelismo e ação social.

Pastor Tadeu Arapiraca
Pastor Tadeu Arapiraca | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Frente à ação de evangelismo, o pastor Tadeu Arapiraca, da Igreja Batista do Subaé, ressaltou a significativa importância da Bíblia Sagrada como um manual de vida. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele compartilhou insights sobre a leitura da Bíblia e sua importância para o fortalecimento espiritual.

“Não é apenas um livro, é um manual de vida. Ela nos orienta sobre como viver e tomar posições em nossas vidas. É um livro super importante, que tem um dia só para ele. Estamos aqui com a parte de evangelismo, com duas faixas. Quando o semáforo para, abrimos uma faixa que diz ‘Hoje é o dia da Bíblia, o livro mais lido do mundo’. Queremos que as pessoas estejam cientes disso e também estamos distribuindo folhetos que contêm a Palavra de Deus para elas”, destacou o pastor.

dia da bíblia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A tecnologia permite que a Bíblia seja acessada facilmente nos dispositivos móveis, mas o pastor Arapiraca enfatiza a importância de ter uma versão impressa em casa. Ele observa que a leitura digital pode ser interrompida por notificações de aplicativos, tirando a atenção do leitor.

“Você pode baixar a Bíblia no seu celular para ler onde tiver oportunidade, mas é super importante ter a Bíblia Sagrada impressa em casa para ler todos os dias. Porque quando estamos lendo pelo celular, vêm as notificações com mensagens de WhatsApp, Tik Tok, Kawai, e isso às vezes tira a atenção”, explicou.

Ao abordar a leitura da Bíblia, o pastor oferece orientações práticas. Ele enfatiza a importância de começar pelo início, no livro de Gênesis, e sugere buscar orientação divina para a interpretação.

dia da bíblia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tudo tem início, meio e fim. Então, se você começa no meio, você perdeu o início e se você vai para o fim, você perdeu os dois. A Bíblia Sagrada é para começar a ser lida a partir do primeiro livro, que é Gênesis. Mas como é que vou ler e interpretar tudo isso? Pedindo ao Espírito Santo de Deus que se revele, me dê orientação para que eu possa interpretar o que estou lendo”, aconselhou.

O pastor Tadeu Arapiraca destacou a importância do Dia da Bíblia como uma programação essencial para conscientizar as pessoas sobre o valor da Palavra de Deus. Ele ressaltou durante a entrevista ao Acorda Cidade, que a Bíblia é uma fonte de orientação, trazendo paz em momentos de dúvida, conflito e desavença.

“Às vezes você está decidido, aí você diz ‘vou ler a Bíblia para ver o que é que a Bíblia fala’. E a Bíblia nos orienta e nos traz paz. Momento é de dúvida, momento é de briga, momento é de desavença, mas tudo na vida passa. E às vezes você toma uma atitude e lá na frente você vai ver, o que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz com a minha família? Eu destruí a minha família. Então, olha a importância da Bíblia Sagrada para te orientar”, compartilha o pastor.

dia da bíblia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Tadeu destacou também a utilidade da Bíblia em situações de enfermidade, oferecendo esperança e ânimo. O livro proporciona conforto ao trazer passagens que reforçam a ideia de que o Senhor Jesus Cristo levou sobre si as enfermidades.

“Às vezes também você está em um hospital, enfermo. Aí você abre a Bíblia, o livro diz lá que o Senhor Jesus Cristo levou na Cruz do Calvário, todas as nossas enfermidades. Aquilo ali nos traz esperança, nos traz ânimo. E a gente sabe que a condição mental é fundamental para a recuperação”, destacou.

A PROGRAMAÇÃO

Vale destacar que a programação iniciou bem cedo com a alvorada profética, oração e toque do shofar nas quatro principais entradas da cidade. O vereador e pastor Valdemir Santos, do Ministério da Família, e um dos organizadores do evento, informou ao Acorda Cidade, que a programação buscou, além de celebrar a importância do livro sagrado, impactar a cidade de maneira muito positiva.

Pastor Valdemir Santos
Pastor Valdemir Santos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A jornada começou às 5 horas da manhã, com um ato profético de intercessão pelas entradas da cidade. O pastor destacou a simbologia desse momento, expressando o desejo de abençoar Feira de Santana e trazer proteção para enfrentar os desafios. A iniciativa visou profetizar que cada canto da cidade esteja guardado pelas mãos de Deus, promovendo dias melhores.

“Começamos intercedendo pelas entradas da cidade e sabemos que a entrada representa exatamente por onde tudo passa. E a gente fez esse ato profético a fim de que a gente pudesse abençoar a nossa cidade trazendo a proteção, guardando a nossa cidade. A fim de que a cidade possa viver dias melhores. Temos vivido dias conturbados, de bastante violência na nossa cidade e nós tivemos essa ideia de orar e profetizar que nos quatro cantos da nossa cidade esteja guardado pelas mãos de Deus trazendo o melhor para a nossa cidade”, explicou.

A segunda etapa ocorreu no estacionamento da prefeitura, como mencionado acima, onde uma equipe realizou evangelismo, distribuindo folhetos e vasinhos de água como símbolo da “água da vida”, e também a realização de serviços sociais e de saúde. O pastor ressaltou a importância de abençoar as pessoas por meio de simples orações nos semáforos, aproveitando os momentos em que o sinal estava fechado.

ação social
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Às 14h, no Boulevard Shopping, quase mil jovens se reunirão estrategicamente para realizar a leitura da Bíblia em pontos específicos, com o objetivo de superar o recorde anterior de 46 minutos. O evento busca envolver a juventude na celebração e na promoção da importância da leitura bíblica.

“Às 14h estaremos no Boulevard Shopping com quase mil jovens em pontos específicos espalhados de uma forma estratégica a fim de que a gente possa ler a Bíblia em menos de uma hora. No último ano que aconteceu este evento nós conseguimos ler a Bíblia em 46 minutos. Vamos tentar bater o recorde hoje com esses quase mil jovens em pontos estratégicos com a leitura da Bíblia e logo em seguida encerrar essa terceira etapa”, disse o pastor ao Acorda Cidade.

A última etapa, segundo o pastor, será na Praça Marcos Moraes, na Getúlio Vargas, onde a programação será encerrada com um grande show. Além de pregações, o evento contará com apresentações de artistas gospels como Nana Azevedo, proporcionando um momento de adoração a Deus e celebração do Dia da Bíblia.

pastor valdemir santos
Pastor Valdemir Santos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O pastor Valdemir destacou que o principal objetivo do evento foi ressaltar a importância da leitura da Bíblia como um guia e orientação para as famílias e toda a população. Ele enfatizou que o livro sagrado é um manual que, se adotado diariamente, pode promover reflexão sobre atitudes e comportamentos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e equilibrada.

“O principal objetivo é trazer a importância da leitura da Bíblia é mostrar para as pessoas que o livro sagrado realmente é um guia ele é uma bússola ele é uma orientação que as famílias necessitam, que a população necessita. Toda essa comemoração é exatamente para chamar a atenção da população da importância de ter a Bíblia como seu manual. Se todo ser humano tivesse a Bíblia como seu manual diariamente, ele repensava suas atitudes, ele repensava no seu comportamento, e haveria uma reflexão maior de como tratar a família, de como tratar o próximo”, afirmou o pastor.

ação social
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além do impacto social, o evento teve um cunho espiritual, buscando abrir os céus da cidade e abençoá-la por meio de orações, unção e clamores. O pastor Valdemir ressaltou a influência do mundo espiritual na vida das pessoas e como eventos como esse podem promover uma abertura espiritual significativa para a cidade.

“O que a gente mais visa através deste evento é uma abertura espiritual muito grande para a cidade. Nós sabemos que existe um mundo físico, mas também existe um mundo espiritual e o mundo espiritual influencia diretamente na vida das pessoas e quando você faz um evento como esse você abre os céus da cidade, você abençoa a cidade e você traz Deus para próximo da nossa cidade e automaticamente as coisas começam a acontecer de uma forma diferente.”

Andrea Trindade com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

google news