A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) emitiu um alerta sobre golpistas que estão enviando e-mails falsos para empresas, afirmando que há irregularidades em seus Alvarás de Funcionamento.
A mensagem é assinada por “José Carlos”, que se apresenta como gestor de um setor da Sedur, mas, segundo o secretário José Braga Neto, essa pessoa não faz parte do quadro de servidores do município.
“Esses contatos não são feitos pela Sedur. Quem receber esse tipo de mensagem deve ignorá-la. Os golpistas provavelmente buscam informações das empresas para uso criminoso no futuro”, destacou Braga Neto.
Raquel Reis, chefe do Setor de Alvará e Funcionamento, revelou que as primeiras denúncias surgiram no final do ano passado. Atualmente, a secretaria recebe, em média, quatro pessoas por dia buscando esclarecimentos sobre os e-mails fraudulentos.
Os golpistas chegam a ligar para representantes das empresas, apresentando uma suposta lista de irregularidades e estipulando prazos para regularização, sob ameaça de sanções como o fechamento temporário do estabelecimento. Também afirmam, falsamente, que as fiscalizações foram motivadas por denúncias anônimas.
A orientação da Sedur é que os e-mails sejam ignorados. Caso haja dúvidas, os empresários devem procurar informações diretamente na secretaria.