Uma operação da Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (COPPA) de Salvador, com apoio da 64ª CIPM de Feira de Santana, resultou na detenção de 12 pessoas e a apreensão de pássaros e gaiolas. A operação ocorreu na manhã deste domingo (30) na Feira da Estação Nova, em Feira de Santana.
O tenente Diogo Almeida, da COPPA, que comandou a operação, informou ao Acorda Cidade que no total 101 aves e três jabutis foram recuperados, totalizando 104 animais. O tenente informou que eles estavam sendo maltratados e sendo comercializados de forma irregular.
“A operação conseguiu reaver esses animais e vão devolver eles para a natureza. Os maus tratos e a comercialização dos animais são considerados crimes ambientais e quem estava com os animais em posse vão ser apresentados na delegacia e os animais que foram abandonados dentro das gaiolas, a gente recolheu e vai direcionar ao órgão competente que vai fazer a devolução para a natureza”, afirmou.
O tenente informou ainda que as pessoas flagradas com os animais vão responder na justiça e vão ser chamadas para prestar os esclarecimentos, mas respondem em liberdade. Ele não soube precisar o valor estimado dos pássaros, mas disse que pela grande quantidade de animais e grande variedade, um grande valor financeiro foi retirado dos criminosos. Segundo o tenente Diogo Almeida, esse trabalho tem sido feito em toda a Bahia e essa operação de hoje foi realizada em conjunto com o comando do Major Hamilton e da capitã Lilia, da 64ª CIPM. (Metro1)