A Prefeitura de Feira de Santana suspendeu temporariamente a gratuidade do transporte público para idosos em horários de pico, bem como pessoas com deficiências ou portadores de enfermidades. O decreto passa a valer a partir de terça-feira (7).
Os ônibus só poderão ser utilizado para quem tem o benefício da gratuidade nos períodos entre 8h e 17h e de 19h às 00.
De acordo com Saulo Figueiredo, secretário de Transportes e Trânsito (SMTT), o objetivo é diminuir o fluxo de pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus durante os horários de pico no Sistema Integrado de Transporte (SIT).
“Comparamos os dados da bilhetagem eletrônica a partir da primeira semana [23 a 27/março] logo após o decreto municipal 11.498 de 20/03/20 (com as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus) e, mesmo recomendando aos usuários optarem por horários alternativos, a quantidade de pessoas vulneráveis à pandemia que usam ônibus já representava cerca de 15% do total da demanda do sistema municipal de transporte”, disse o secretário. “A medida vem sendo adotada por inúmeros municípios brasileiros e em alguns casos com restrição total, não sendo a nossa opção. Neste momento, o prefeito Colbert Filho tem como foco preservar a saúde da coletividade”, completou. (BN)