O brasileiro Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, formalizou nesta segunda-feira (11) um processo em Londres contra a FOM (Formula One Management, a entidade que organiza o Mundial de F1), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o ex-CEO da FOM, Bernie Ecclestone, para ser reconhecido como campeão da edição de 2008 do Mundial. O ex-atleta automobilístico, também solicitou uma indenização por danos morais e materiais, os valores pedidos não foram expostos.
Massa já fez declarações públicas afirmando que era o “verdadeiro” campeão de 2008 devido ao incidente conhecido como “Crashgate” ou “Singapuragate”, que acabou marcando a temporada que se encerrou com Lewis Hamilton sendo o campão.
o ex-piloto estava liderando o GP de Singapura de 2008 quando o também brasileiro Nelsinho Piquet bateu de propósito seu carro da Renault no muro, o que forçou a entrada do safety car, em um movimento que acabou beneficiando o companheiro de Piquet na Renault, o espanhol Fernando Alonso, que acabou ganhando a corrida. Lewis Hamilton acabou sendo campeão com um ponto de vantagem sobre Massa, ganhando seu 1º título mundial. Na época, a Fórmula 1 possuía uma regra que o resultado final de um campeonato não poderia nunca mais ser alterado após as cerimônias de premiação do encerramento da temporada. (metro1)