Fausto Franco, secretário estadual do Turismo, afirmou que ferry-boat Juracy Magalhães será a próxima embarcação a ser afundada intencionalmente na Baía de Todos-os-Santos. Além disso, o governo do estado está fechando um acordo com a Embratur para o afundamento de um navio, cedido pela Marinha e que está parado na Baía de Aratu.
“Esse é o começo de uma grande história que estamos implementando aqui no nosso estado, sobre essa questão do turismo de mergulho, que é um turismo com uma perspectiva de um poder executivo mais elevado, que as pessoas costumam ficar de dois a três dias a mais no destino. Nós, que somos tão privilegiados, com tantas opções, essa passa a ser mais uma opção”, disse o secretário.
Segundo Fausto Franco, o afundamento das embarcações se dará muito próximo à costa de Salvador, facilitando o translado de pessoas para os locais. O secretário também respondeu acerca da preocupação com o meio-ambiente. Segundo ele, não há risco de contaminação das águas.
“É bom registrar que o que é afundado em a carcaça do equipamento. Ou seja: todos os motores e materiais mais suscetíveis a questões ambientais, evidentemente, são retirados antes. É bom frisar que isso existe no mundo inteiro”, comentou o titular da pasta estadual do Turismo.
“Eu tive a oportunidade de estar no Havaí no ano passado e lá, nos Estados Unidos, eles afundam aviões, navios, submarinos, onde biólogos fazem passeios com turistas, mostrando toda essa fauna e flora. Por quê não fazermos isso aqui? Evidentemente que isso hoje é um pontapé do potencial que nós temos. Não devemos nada a nenhum lugar do planeta Terra.”, explicou Fausto Franco.
Não há local definido para o afundamento das próximas embarcações. (Bahia Notícias)