O ferry terá um esquema especial de funcionamento durante as festas juninas, nesta semana, e a Independência do Brasil na Bahia, no dia 2 de julho. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pela Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pela administração.
Ao longo desse período, conforme detalhou a concessionária, é esperado um fluxo de passageiros 5% maior que o registrado no ano passado, quando aproximadamente 234 mil pessoas e 35 mil veículos passaram pelo sistema.
Até o dia 7 de julho, 5 embarcações estarão à disposição da operação. São elas: Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro e Maria Bethânia.
O sistema vai funcionar com saídas de hora em hora, das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 6h às 23h30, domingos e feriados.
A ITS ainda prevê a realização de viagens extras ao longo do dia, nos momentos de maior demanda, respeitando a disponibilidade dos barcos e os períodos de manutenção obrigatória, preventiva ou corretiva, que venham a ocorrer.
Equipes de limpeza e manutenção também serão reforçadas durante o período, segundo detalhou a empresa. A equipe de manutenção noturna estará 100% disponível para garantir a eficiência da frota de embarcações.
Policia Militar (PM), Policia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e Juizado de Menor integram a operação.
Agendamento e Filômetro no ferry
Os usuários também podem utilizar o agendamento para transporte de veículos por meio do Hora Marcada e SAC Digital. Os horários disponíveis para agendamento podem ser conferidas nas duas plataformas.
A recomendação é de que as pessoas acessem o site do Filômetro, que indica o melhor momento para buscar atendimento nos terminais, evitando longas esperas nas filas de veículos.
Para pedestres e usuários em veículos, os terminais contam com painéis que exibem as informações de embarque, incluindo capacidade dos ferries e horários de saída.
Travessias suspensas
Durante a operação especial, motoristas precisam se atentar para os dias de suspensão da travessia de caminhões e ônibus.
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão permanece válida das 5h de sexta-feira até às 15h de sábado, além das 5h da véspera de feriado até às 5h do dia posterior ao seu retorno.
Veículos pesados transportando alimentos, e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Ferrycard
A recarga Ferrycard no período será mantida em um guichê especial, obedecendo à fila de entrada do usuário no portão de acesso ao serviço.
O setor de troca/entrega de cartões estará funcionamento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h. Não há funcionamento aos sábados, domingos e feriados.
Fonte: iBahia