Fevereiro Laranja alerta para o tratamento e diagnóstico precoce da leucemia

Os principais objetivos da campanha Fevereiro Laranja são alertar a população sobre importância do diagnóstico precoce e do tratamento da leucemia e sensibilizar sobre a doação de medula óssea.

A leucemia é uma neoplasia maligna e ocorre devido a uma mutação genética que faz com que os glóbulos brancos percam a função de defesa e passem a se reproduzir desordenadamente, causando quatro principais subtipos da doença. Dependendo do tipo de glóbulo branco afetado, é classificada em mieloide ou linfoide, podendo ser aguda ou crônica.

Diferentemente de outros cânceres que acontecem, principalmente, em pessoas de mais idade, as leucemias podem aparecer em qualquer época da vida, sendo inclusive, o câncer pediátrico mais comum (28%), seguido pelo câncer do sistema nervoso central (26%).

Os sintomas da doença vão variar de acordo com a sua intensidade. Geralmente, o paciente, manifesta sinais de anemia, palidez, cansaço e sonolência. Além de gânglios aumentados, febre, infecções, sangramentos e hematomas.

Como os sintomas são similares ao de diversas outras doenças, todo paciente com sintomas como febre, palidez, fadiga e manchas roxas devem ser avaliados por um médico. A leucemia causa alteração nas células sanguíneas que podem ser observadas por meio do hemograma, exame de sangue simples e corriqueiro. A critério do médico, podem ser solicitados exames complementares como o mielograma, por exemplo.

Para conhecer mais sobre a leucemia, acesse o nosso site:
oncocenter.com.br

E durante o mês de fevereiro, acompanhe nossas redes sociais para mais dicas de saúde e prevenção do câncer.

google news